Pepino e suas propriedades

O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.
  Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.
O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
Sumo/Suco de Pepino
O sumo/suco de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco de pepino é conhecido por ser um ótimo diurético. Ele auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, poder ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.
Hortaliça amiga dos regimes hipo-calóricos, as suas escassas 15 calorias por 100g e os 96% de água fazem dele uma opção muito fresca e agradável.
Em saladas, às rodelas, picado miudinho, sozinho, com ervas ou combinado com tomate, alface, pimento, endívias, … o que não faltam são opções.

Na hora das compras devem escolher-se firmes ao tato, direitos e com cor verde intensa. Um teste final – pressionar a extremidade – se ceder é porque já foi colhido há tempo demais. 

 
Valor Nutricional  em cada 100 gramas de pepino com casca (Cucumis sativus):
 
 Água (%) 96
Calorias 17,86
Proteína (g) Traços
Gordura (g) Traços
Ácido Graxo Saturado (g) Traços
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
§  Ácido Graxo Poliinsaturado (g) Traços
§  Colesterol (mg) 0
§  Carboidrato (g) 3,57
§  Cálcio (mg) 14,29
      Fósforo (mg) 17,86
      Ferro (mg) 0,36
      Potássio (mg) 150
      Sódio (mg) 3,57
      Vitamina A (UI) 35,71
      Vitamina A (Retinol Equivalente) 3,57
      Tiamina (mg) 0,04
      Riboflavina (mg) 0,04
      Niacina (mg) 0,36
       Ácido Ascórbico (mg) 3,58

Pepino Alimento

Pepino Alimento

Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.

Mel

Numa pesquisa rápida acabei entendo melhor o mel,
Ele é muita frutose, glicose, também um tanto de água, maltose…
Substâncias voláteis como os flovenoides e outra coisa lá,
Também uns bons minerais, vitaminas, aminoácidos…
Uma beleza!

As diferenças de densidade e textura tem a ver com as proporções dessas substânciasImagem

Pra testar o mel várias coisas podem ser feitas,
Pingá-lo na água, colocar em um pano ou papel toalha e observar o que acontece,
Tentar colocá-lo num pavio e colocar fogo… vários testes

Trigo

O trigo acompanha a humanidade desde antes do mundo ser mundo,
Mas isso não quer dizer que o “pão nosso de cada dia seja o mesmo”

A Farinha de Trigo refinada e enriquecida com ácido fólico, sei lá o que e tudo mais,
Aquele pó branco já está bem longe do trigo

A Farinha integral – dá pra sentir no gosto – é mais “alimento”,

Nesse sentido pode-se usar o próprio trigo germinado para fazer algo ainda mais “alimentar”, digamos
A quantidade de vida na comida é fácil de se perceber com algumas experiências e pouco de atenção

O grão de trigo pode ser germinado no Ar depois do período incial na Água (da noite pro dia)
Durante a germinação o grão explode em vida, gerando uma bomba nutritiva

“A Universidade de Minessota, USA, divulgou o resultado de uma pesquisa cujos principais achados registramos aqui: a grande maioria dos amidos são transformados em açúcares naturais evitando a formação de muco; a vit. E pode aumentar em 300%; a Vit. C em 600%; e as vit. do complexo B aumentaram em até 1200%. Inclusive a vit b17, considerada anticancerígena, teve aumentos de até 100%. As proteínas assimiláveis e atóxicas tiveram um aumento de 300%.”

Retirado do blog ” Higienismo

No caso do trigo existe ainda um bonus adicional no processo de germinação, o GLUTEM é processado enquanto a semente sai do estado “fixo” para um metabolismo ativo, as cadeias vão sendo quebradas porque as reservas de proteinas e gorduras e vitaminas precisam agora ser utilizadas, quando as ingerimos nesse estado, elas entram fácilmente em nosso sistema, não é necessária uma grande descarga de energia por nossa parte como aconteceria com a semente ainda seca, com reservas energéticas firmemente estruturadas

O trigo germinado possui valor nutricional aumentado, porém suas características tecnológicas são prejudicadas, isto ocorre em conseqüência da diminuição do teor de gliadina (prolamina) e glutenina (glutelina), que são as proteínas formadoras do glúten e ao aumento das albuminas e globulinas, que não formam massa, mas são ricas em lisina.

Nesse sentido o trigo pode ser uma opção até para os que sofrem de “Doença Celíaca”, que é como eles dizem, eu diria “intolerância acentuada ao glutem”

A farinha feita com trigo germinado também é mais resistente à deterioração

Uma hipótese é o efeito protetor exercido por substâncias contidas no trigo germinado, que tenham ação antioxidante. Um grupo destas substâncias, os tocoferóis estão presentes em pequena quantidade no trigo germinado, enquanto que a vitamina C inexistente no trigo sem germinar, pode ser encontrada em baixos teores no trigo germinado. Contudo, são necessários mais estudos para esclarecer esta possibilidade.

E se você esquecer as sementes germinando, bem distribuidas sobre uma superfície
E for regando elas com um spray leve de água,
Você vai ter Grama de Trigo

Missô

Missô

Pela manhã o corpo continua o processo de Desintoxicação iniciado durante o sono

Dessa forma o alimento matinal pode ser uma grande ajuda, contribuindo com a eliminação de substâncias indesejáveis
Ou pode ser um grande muro de concreto que vai zuar tudo, impedir as toxinas de sairem e tudo mais

Os Japoneses, além de seu hábito de comer muito arroz e usar carne crua, ambos benéficos,
Também nos trouxeram a arte do MISSÔ, um fermentado de soja e arroz pelo fungo chamado koji (aspergillus oryzae)
Usado na culinária macrobiótica como regulador intestinal, esse alimento altamente probiótico é rico em proteina, vitamina B12, zinco, cobre e manganês

As receitas variam, eu pessoalmente tomo até o missô puro, com seu gosto de fermentado salgado.
A receita padrão costuma ser missô com cebolinha e tofu, eu já variei com cenoura, adicionando Spirulina (que me pareceu uma ótima combinação),
Ou mesmo adicionando apenas limão. A liberdade é uma coisa linda, use e abuse dela.

Preparo:

Não tem mistério, basta amornar a água e adicionar o missô em pasta, ajudando a dissolver
Só um detalhe importante é que a temperatura da água não deve ultrapassar 40º,
Já que isso destruiria as boas bactérias que vão contribuir com sua flora intestinal
Pra isso basta usar as mãos mesmo, sentir se está queimando ou se só está morno